sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Justificados!

    A Graça e a Paz do Senhor irmãos!

   Queridos, vamos falar de uma bênção que o Senhor nos dá que é a de sermos justificados através da justiça de Cristo que, pela graça, nos é imputada. A Justificação pode ser definida como um ato pelo qual pecadores injustos são feitos justos aos olhos de um Deus Santo e Justo. É importante entender que ser justificado não significa ser transformado em um alguém inerrante ou meticulosamente perfeito, mas sim uma pessoa que acredita que seu único bem digno de toda a sua gratidão chama-se Jesus Cristo, aquele que sofreu numa cruz exatamente para justificar os filhos de DEUS dando a eles a vida eterna por um ato único e exclusivo advindo da vontade e do amor do Pai.

    Mas existem aqueles que afirmam que são nossas obras aqui neste mundo que nos justificam. Fica então a pergunta: é possível que uma pessoa, por melhor que ela seja aos olhos dos homens, tenha a capacidade de se autojustificar e chegar à salvação por conta própria? A reposta à luz das Escrituras é fácil. Não. Rm 8.29-30 explicita bem isso. É o próprio Deus quem nos justifica. O verbo "justificar" aqui é atribuído ao Senhor e não a nós. Só podemos chegar a uma perfeição(CÉU - VIDA ETERNA) através de outra (JESUS CRISTO).

    A Palavra de DEUS não deixa brechas. É o próprio Pai que justifica seus filhos. Se dependêssemos de nossas mãos, NUNCA chegaríamos aos céus. Mas podem perguntar: "Por que o Antigo Testamento é marcado pelas Leis de modo geral?" Alguns estudiosos que tentam desestruturar a Bíblia dizem que Deus se contradiz pelo fato de ter instituído a Lei e depois a Graça. Na verdade a Graça de DEUS sempre existiu. Não tem como entender que todos os que viveram antes de Cristo atingiam a Salvação através da Lei, até porque se assim o fosse, nenhuma dessas pessoas teria sido salva. Mas é exatamente aqui que está o cerne da questão relativa à argumentação citada logo acima. E a solução para ela é muito clara: DEUS instituiu a Lei para mostrar que NINGUÉM pode ser salvo através dela. NINGUÉM consegue cumpri-la na sua totalidade. Veja só:  

"Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus, visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno do conhecimento do pecado." Rm 3.19-20

"Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus" Rm 3.23

    Ou seja, ninguém pode reivindicar estar livre de culpa perante Deus. Aqueles que são feitos filhos de Deus, o são pela ação exclusiva dEle. Por isso não nos faltam motivos para agradecermos e engrandecermos o Senhor, embora nunca poderemos retribuir em igual peso. 

    Para terminarmos, não deixe de ler: Rm 3.21-28; 5.12-19; 2 Co 5.16-21; Gl 2.11-21; Ef 2.1-10; Fp 3.7-11.

Que Deus te abençoe
Matheus Costa de Azevedo

Um comentário:

  1. Sola Gratia! É a única forma de expressar o amor que Deus tem por nós; mesmo sendo pecadores e termos rejeitado àquele que nos amou primeiro, o Pai enviou seu próprio Filho para MORRER em nosso lugar.

    "Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo." Romanos 5:1

    E como nós "cadáveres" (mortos em nossos delitos e pecados) poderíamos justificar uns aos outros? Senão por meio daquele que nos chamou das trevas para Sua maravilhosa luz. Do qual recebemos até mesmo a fé para nossa justificação.

    "Porque dEle e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém." Romanos 11:36

    ResponderExcluir