quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Prefácio e Saudação da Epístola aos Gálatas


            A Graça que salva e a Paz que conforta a todos!

            Queridos irmãos, sábado último (dia 19) realizamos nosso Congresso Unificado. Evento que, após sua realização, muito me fez pensar sobre LIDERAR. Lendo o que Paulo escreve aos Gálatas nos versículos 1 a 5 do primeiro capítulo vemos alguns pontos fundamentais que todo líder precisa conhecer bem. E não pense que aqui estou falando somente para presidentes, membros de diretoria, presbíteros, diáconos... TODOS nós, enquanto cristãos, somos líderes. Seja no trabalho, seja na vizinhança, seja na escola...
           
            Mas então, vamos ao assunto:
            I) O Senhor da Obra: “Paulo, apóstolo, não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos,” (vs. 1). O apostolado de Paulo estava sob o ataque dos judaizantes, que insistiam em dizer que ele não tinha toda essa autoridade. Mas Paulo, inspirado pelo Senhor, é “curto e grosso” ao dizer que seu apostolado era advindo da vontade dEle. Todo líder precisa entender que seu ministério é dado pelo Senhor. Não importa qual seja o campo de abrangência da sua liderança, foi o Senhor quem lhe imputou essa responsabilidade. Tenho receio de dizer o que vou dizer agora por conta de interpretações erradas, mas se um líder tem alguma “autoridade”, essa vem de Deus (At 1.8). Não quero usar aqui autoridade no sentido em que muitos líderes cristãos usam: o de ser superior a outros. Mas antes, quero dizer que tudo o que fazemos, se o fazemos é pela Graça e para a Glória de Deus. 

            II) Ninguém Lidera Só: “e todos os irmãos meus companheiros,” (vs. 2). Depois de afirmar a autoridade de seu ministério, Paulo inclui na saudação seus companheiros. Ninguém é líder sozinho. Para liderar é necessário companhia. É necessário o trocar ideias. É necessário o compartilhar experiências. Não é muito mais fácil aprender com quem já passou por determinada situação? Ou ainda, não é muito mais fácil ver que certas atitudes que antes foram tomadas não ajudaram muito então agora preciso evitá-las? Enfim, “melhor é serem dois do que um” (Ec 4.9).


            III) A Graça e a Paz: “graça a vós outros e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do [nosso] Senhor Jesus Cristo, o qual se entregou a si mesmo pelos nossos pecados, para nos desarraigar deste mundo perverso, segundo a vontade de nosso Deus e Pai.” (vs. 3 e 4). Na saudação Paulo sita a graça e a paz. Pela Graça somos salvos, e somente por ela. Por nós mesmo seríamos incapazes de atingir salvação. E a Paz nos conforta. Paz aqui, não significa vida fácil, vida sem problemas. Paz aqui significa estar confortado interiormente por saber que podemos passar por tudo neste mundo, dores as mais fortes e situações as mais difíceis, mas nada disso poderá nos separar do amor de Cristo Jesus por nós. Nada que passarmos aqui nos tirará o conforto interior de saber que um dia habitaremos no Céu, com nosso Senhor. “Por que a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação,” (2Co 4.17). 

            IV) Glória Somente a Deus: “a quem seja a glória pelos séculos dos séculos. Amém.” (vs. 5). Num mundo tão marcado pelo orgulho – muitas vezes, até mesmo dentro das igrejas – nunca é demais dizer que TUDO o que fizermos tem que ser unicamente para a glória de Deus.

Que Deus, nosso Pai, vos abençoe.
Matheus Costa de Azevedo

2 comentários:

  1. "Tudo o quanto vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças..." Eclesiastes 9.10

    A liderança é algo nato na vida do cristão, pois fomos chamados para pregar as boas novas de salvação. Mas, o que isso tem haver com LIDERANÇA?

    Liderar é "estar a frente de". E quando fazemos a obra do Senhor estamos nos pondo a frente do mais honroso serviço. Portanto, devemos entender e atender ao nosso chamado; fazê-lo segundo as nossas forças, dando sempre o melhor. Lembrando sempre que "toda boa dádiva e todo dom dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai da luzes..." (Tg. 1.17) o qual há de capacitar-nos!

    Ótimo texto Matheus, Deus o abençoe!!!

    ResponderExcluir