quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Alegria Indizível: Fruto da Graça Excelsa de DEUS

[Jesus Cristo]“a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória,” 
1Pe 1.8

            Pedro, logo no início de sua primeira carta, fala sobre a alegria indizível que nos é dada pelo Pai quando Ele, por sua graça, nos imputa a fé em Cristo. E, sendo filhos de DEUS e, assim, possuidores dessa alegria indizível, devemos entender que essa mesma alegria nos é proporcionada, sustentada e administrada pelo Espírito Santo.  Essa alegria, portanto, tem alguns traços maravilhosos que podemos destacar:

            I) SUA ORIGEM DIVINA: seria muita prepotência pensar que dita alegria é fruto de nosso próprio esforço. Nada que vivêssemos poderia proporcionar uma alegria indizível e, também, cheia de glória. Se uma pessoa vive fora da esfera do amor a DEUS, ela não pode desfrutar dessa alegria. Por mais que ela seja uma pessoal realizada em sua vida, profissionalmente, financeiramente, ou em qualquer outra área da vida terrena, nada é comparável à alegria proporcionada pela ação graciosa de DEUS.

            II) NÃO É UM FIM EM SI MESMA: a alegria de DEUS não é a mesma dos homens no tangente à sua essência. A alegria dos homens, na maioria das vezes, está relacionada com a falta de problemas ou com a abundância de felicidades temporais. Porém a alegria de DEUS está num patamar muito mais elevado do ponto de vista espiritual. A alegria de um filho de DEUS acontece independentemente de sua situação terrena. Veja só o que nos é revelado no versículo 7, do capítulo 4 do Livro dos Salmos: “Mais alegria me puseste no coração do que a alegria deles, quando lhes há fartura de cereal e de vinho.” Por isso dizemos que a alegria proveniente da ação graciosa do Espírito Santo não é um fim em si mesma. Ou seja, ela não se limita ao simples fato de uma “superficial alegria”, mas, antes, nos direciona para a glória de DEUS, fazendo-nos discernir que somos um povo que ainda viverá sua alegria em sua plenitude: a Eternidade.

            III) NOS LEVA A RESULTADOS MAJESTOSOS: ao sermos preenchidos por tamanha e verdadeira alegria, somos levados por DEUS a sermos despenseiros de Sua graça: “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de DEUS.” 1Pe 4.10. A alegria incomparável de DEUS nos leva às atitudes mais sublimes como filhos de dEle. Revelamos, assim, nossa fé: dispondo-nos a amar incondicionalmente; agindo de forma pacífica com o próximo ainda que ele não o faça conosco; louvando e engrandecendo o Nome do Senhor em toda e qualquer situação... Enfim, são inúmeras atitudes, que rompem com nossa natureza humana carnal, decaída e sufocada pelo pecado e nos entrelaçam com o amor excelso, incomparável, imutável de DEUS.

Que DEUS vos abençoe e vos preencha cada vez mais de Sua alegria. 
Matheus Costa de Azevedo

Um comentário:

  1. Enfim, o que dizer mediante esta tamanha verdade incontestável?

    Apenas que esta graça suprema nos é concedida por meio daquele em qual temos a redenção - Jesus Cristo, o autor e consumador da nossa fé. Pois quem mais poderia dar sua própria vida em favor dos seus amigos? Somente em Cristo podemos experimentar essa excelsa alegria em saber que o preço foi pago e a morte que nos foi outorgada não mais nos assediará.

    Eis a razão da nossa alegria - "Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu está justificado do pecado." Romanos 6.5-7

    Eu morri em Cristo. E você?

    ResponderExcluir